sexta-feira, 24 de junho de 2011

MAGIX FunPix Maker 2.0

Uma das maiores brincadeiras que surgiu com o advento da fotografia digital e dos aplicativos de manipulação de imagens é a alteração do rosto e do corpo de seus amigos. Além de divertidas, quando feitas com cuidado e parcimônia, essas brincadeiras podem até se tornar profissão, visto que a manipulação já é parte integrante do trabalho de fotografia.
Um bom jeito de começar a mexer em imagens sem grandes compromissos é através do MAGIX FunPix Maker. Toda a operação do programa é pelo mouse, e os comandos são bastante simples.
Cada ferramenta da barra lateral tem uma função específica, e as alterações que cada uma delas causa na fotografia são bem diferentes uma das outras.
A ferramenta "Draw" permite puxar e empurrar os pixels da imagem, esticando ou comprimindo partes da foto. "Growaumenta partes da imagem de tamanho e "Shrink" as diminui, enquanto "Rotate Left" e "Rotate Right" giram a área do pincel para a esquerda e para a direita, respectivamente.
"Bump" e "Dent" funcionam como "Grow" e "Shrink", porém de forma mais drástica, fazendo a área em que o efeito é aplicado “saltar” ou “afundar” na imagem. "Wave" e "Explosions" criam formas onduladas ou estreladas nas áreas de aplicação. A última ferramenta da barra é a "Clear", que remove as alterações feitas de maneira seletiva.
Imagem original sem tratamento Imagem manipulada com todas as ferramentas
Todas as ferramentas são ainda editáveis pelos comandos na barra superior da interface.  Os botões de "Allow horizontal"/"vertical distortion" impedem ou permitem que os efeitos sejam aplicados na direção definida. O controle de "Strength" muda a força aplicada na alteração, deixando-a mais ou menos discreta, e a barra "Brush size" define o tamanho do pincel de aplicação.
Nessa parte da tela, também é possível alterar o zoom na imagem e o botão "Brush size is independent of zoom factor" deixa o pincel - quando ativo - fora de escala com a imagem. Assim, quanto mais próximo o zoom na foto, maior será o tamanho do pincel.
Veja algumas das criações que o FunPix Maker pode fazer:

Registrando
O MAGIX FunPix Maker é gratuito, mas requer um cadastro para permanecer funcional. Sem esse registro, após sete dias de utilização o programa para de funcionar até que você o regularize.
Para isso, no menu "Upgrade", selecione a opção "Online registration". O programa vai abrir um alerta – que também é apresentado quando você inicializa o programa – avisando quantos dias do período de testes você ainda tem, e dois botões. "Continue test phasevai ignorar o registro e acionar o aplicativo em modo de teste. O que interessa aqui, entretanto, é o resultado de "Register program". Ao clicar nesse botão, uma janela do seu navegador de internet é aberta na página de registro do desenvolver.


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

tradutor